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Fotografias:Hufton + Crow
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Fabricantes: Lamp Lighting, Shacko
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo terminal do Aeroporto de Gibraltar é um edifício moderno, dinâmico, transparente e arejado. Desenhado por Blur architects, 3DReid e NACO, possui instalações de altas classes que criaram oportunidades para voos da Espanha e do resto da Europa para Gibraltar.
Uma localização única e complexa
O novo terminal é a primeira edificação que os visitantes verão quando se aproximarem de Gibraltar por ar, estrada ou a pé. Localiza-se imediatamente na fronteira, com uma rocha como pano de fundo. Situado em uma extraordinária paisagem, rígidas restrições regulam seus afastamentos: a fronteira com a Espanha, ao norte, a pista do aeroporto existente ao sul, a avenida Winston Churchill a oeste e o terreno cônico com restrições de RAF, a leste. A edificação possui dois pavimentos, abrangendo uma área de 19.600 m2.
Uma refinada e elegante solução de projeto
Com mais de 20 anos de experiência em aviação, a equipe de projeto abordou esta comissão com consideração e empatia e criou um importante espaço público, tanto ao redor como no interior do terminal. Uma grande cobertura em balanço, provém sombra e abrigo para as paredes envidraçadas que maximizam as vistas para as montanhas e através do estreito para a África, o Atlântico e o Mediterrâneo, refletindo a função de aviação do terminal na localização marítima.
O pátio cria uma nova paisagem proporcionando um generoso acolhimento a Gibraltar e do aeroporto e um 'lugar' identificável na fronteira, local para conhecer e saudar em uma viagem local ou longa. Há espaços de pé direito duplo dentro do terminal e um amplo terraço ao ar livre, concebido como uma extensão da sala de embarque. O terminal, que opera em dois níveis, com uma área de 19.600 metros quadrados possui áreas de check in e chegadas no piso térreo, no lado oeste do terminal. O mesmo também foi projetado para acomodar a entrada e saída de passageiros diretamente na fronteira.
As áreas ao ar livre do aeroporto também foram reconfiguradas para fornecer cinco estandes de aeronaves e um novo edifício de apoio.
Atributos chave do projeto
- Tirar proveito da fantástica vista sobre o campo de pouso para a rocha
- O dramático beiral da cobertura e a proteção solar criam um edifício significativo e sensível ambientalmente
- A utilização de vidro atinge a transparência entre o interior e o exterior, permite que o terminal obtenha predominância de luz natural e proporcione vistas extensas para fora do terminal
- A quinta fachada (a cobertura) é muito importante como vista da rocha - claraboias são estabelecidas para guiar visualmente os passageiros através da maioria das rotas internas. A iluminação zenital gera uma animação sutil do espaço durante o dia, lançando discos de luz solar difusa no chão e capturando o brilho azul no início da noite.
Eficiência Energética
A eficiência energética tem sido um elemento-chave. O projeto incorpora uma grande cobertura para fornecer um alto nível de proteção solar que mantém um ambiente fresco. Vidros duplos de alto desempenho e cortinas automatizadas contribuem para atingir uma eficiência da energia.
Certas características do projeto resultam da proximidade do edifício com o mar. Para além da necessidade de atenção a detalhes e especificações de elementos externos por causa do ambiente marinho corrosivo, houve também uma preocupação em manter a aparência do vidro, não apenas do ar saturado de sal, mas também pela areia e partículas trazidas pelo vento. A solução de projeto inclui um sistema de limpeza externa especial intermitentemente que enxágua as fachadas e elimina o material acumulado. A água desionizada utilizada no sistema melhora ainda mais a eficácia do processo de lavagem.
O escritório de engenharia de fogo Buro Happold desenvolveu um projeto de segurança holístico contra incêndio que integra um conjunto de medidas de segurança passivas e ativas contra o fogo, juntamente com medidas de gestão para se combinar em uma simples mas robusta estratégia contra o fogo para o edifício. Isso acarreta alguns benefícios: oferece proteção para o grande número de passageiros utilizando o terminal, contendo fogo e fumaça em áreas limitadas, e reduzindo rupturas operacionais em caso de um incidente.
Definições da equipe e papéis
Daniel Bérubé e Mateus Bedward lideraram a equipe de projeto do conceito ao esquema de planejamento até que deixaram para o escritório bblur em 2008. Blur architects e 3DReid concordaram em colaborar em todo o desenvolvimento do projeto e as fases de entrega do projeto, com Daniel Bérubé liderando o projeto como guardião do conceito e arquiteto líder, trabalhando com 3DReid e o contratante para entregar o Terminal e infra-estrutura associada. Este foi para garantir que Dragados SA, o empreiteiro espanhol que ganhou o contrato de concepção-construção do Terminal e obras de infraestrutura associadas, permanecesse fiel às intenções do projeto original.
Durante o decorrer do projeto, o escritório também foi contratado para o projeto dos interiores do terminal e redesenhar o pátio do terminal e espaço público adjacente com Spacehub. Para além do edifício do terminal principal, bblur arquitetura e 3DReid projetaram a instalação de Park & Ride, um parque de estacionamento com 6 pavimentos, do lado oposto da pista.